segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Minhas tardes com Margaritte


Hoje eu assisti um filme francês que me conquistou por completo. Tudo bem que é um filme francês e já tem uma grande credibilidade comigo... mas esse realmente me conquistou. O filme é de uma sutileza que não há como explicar por meio de meras palavras. Logo que vi as primeiras atitudes de Germain me apaixonei pelo personagem. Um homem tão simples e tão amável que com certeza é uma daquelas pessoas que gostaríamos de ter sempre próximo de nós. Um homem de coração grande, que mesmo com suas dificuldades tentava ajudar o próximo da maneira que podia. Habilidoso com as plantas e com o artesanato. Dava nome as pombas da praça. Tudo isso o tornava mais peculiar ainda. E um dia quando vai à praça conhece Margaritte, uma adorável senhora que amava ler e se perdia nesse vasto mundo das palavras. Assim como venta nas manhãs de primaveras uma grande amizade. Não uma simples amizade daquelas que encontramos de vez em quando e que às vezes temos medo de contar sobre nós... Sabe, o que quero dizer é que nessa vida tentamos durante a maioria do tempo não contar sobre nós mesmo, pois temos medo do que os outros vão achar. Com Germain e Margaritte as coisas são diferentes, os dois vão contando de forma natural sobre eles. Os dois trocam conhecimentos. Não posso contar cenas do filme, porque senão perderá o encanto. Mas eu aprendi muito com o filme... Acho que quando encontramos alguém que nós faça bem não devemos deixar essa pessoa ir embora... e se ela insistir nós devemos ir atrás dela! Essa vida é curta e eu acho que devemos passar ela com pessoas que realmente amamos do jeito que elas são.
Se Germain me conquistou por sua pureza, Margaritte me conquistou pelo seu espírito livre. E os dois tem aquilo que admiro em algumas pessoas. Sabe, eu gosto de pessoas que não ligam em contar uma piada simples, que sabem conversar (isso mesmo, que conversam sobre tudo), que arriscam, que não tem medo de tentar coisas difíceis, que dão risada das coisas mais simples, que sabem escutar, que são autenticas... Enfim, acho que essas pessoas são tão únicas, mas tão únicas que não é todo dia que as encontramos... Bem, já estou me perdendo nessa postagem... Enfim, o filme é ótimo e traz uma grande reflexão sobre os valores da vida.

Nenhum comentário: