sábado, 28 de agosto de 2010

Banda da Semana




DRACONIAN


Draconian é uma banda de doom metal formada na Suécia, em maio de 1994, primeiramente com o nome de Kerberos.
Biografia

Em 1994 Johan Ericson (vocais e bateria), Jesper Stolpe (vocais e baixo) e Andy Hindenäs (guitarra) montaram a banda Kerberos. A proposta inicial de um death heavy melódico indo de encontro ao black metal foi logo deixada de lado, na busca de um som próprio dentro do doom gótico, investimento que só foi possível com a entrada do vocalista e poeta Anders Jacobsson, sete meses depois da criação da banda, que mudou o nome para Draconian. Considerada uma das Bandas mais pesadas de Doom/Gothic, com melodias densas que remetem notavelmente ao romantismo.

Shades of a Lost Moon , a primeira demo, foi gravada em Outubro de 1995 e contou com a participação da flautista e vocalista Jessica Eriksson, da tecladista e vocalista Susanne Arvidsson e com Andreas Haag, na introdução de "My Nemesis". Depois do lançamento da demo, em Janeiro de 1996, o guitarrista Magnus Bergström juntou-se á banda. Como não obtiveram nenhuma proposta das editoras, gravaram uma segunda demo, In Glorious Victory, em 1997. Contudo, o resultado não foi o pretendido e a demo acabou por não ser lançada.

Susanne Arvidsson deixou a banda em 1997 por motivos pessoais e Andreas Karlsson foi o escolhido para o seu lugar.

Depois de dois anos dedicados só a concertos, a banda entra em estúdio em Agosto de 1999 para gravar a demo The Closed Eyes of Paradise. Susanne Arvidsson foi convidada para fazer os vocais femininos. A demo tinha alguns problemas de produção, pelo que em Maio e Junho de 2000 Andreas Karlsson, Anders Jacobsson e Johan Ericson tentaram melhorar a mixagem do álbum, antes de o apresentarem aos fans.

O guitarrista Andy Hindenäs deixou a banda e foi substituído por Johan Ericson, que deixou a bateria a cargo de Jerry Torstensson. Dark Oceans We Cry foi gravado em 2002, e assegurou um contrato com a Napalm Records.

Os suecos lançaram o seu debut CD, Where Lovers Mourn em2003. Assim que terminaram a divulgação deste álbum, partiram para a gravação do segundo trabalho, Arcane Rain Fell (2005). O nível alcançado pela banda neste disco é bem caracterizado na épica Death, Come Near Me e seus 15 minutos de perfeito desenvolvimento e alta musicalidade, demonstrando uma evolução impressionante que os leva a figurar, ao lado de nomes com My Dying Bride e November's Doom. O CD foi gravado no Studio Underground, em Västeras, Suécia, produzido por Pelle Saether (Carnal Forge, Opera IX, Nightingale) e masterizado por Peter in de Betou (Opeth, Amon Amarth, Hypocrisy). As dores expressadas nas letras das músicas foram bem traduzidas pela arte de Travis Smith (Anathema, Death, Katatonia).

O terceiro álbum, The Burning Halo, foi lançado em 2006. Em Setembro do ano seguinte começam a gravar, Turning Season Within, no Fascination Street Studios, em Örebro. Este álbum foi lançado a 29 de Fevereiro de 2008.

Membros Atuais

* Anders Jacobsson - vocais
* Lisa Johansson - vocais
* Johan Ericson - guitarra, backing vocals
* Daniel Arvidsson - guitarra
* Jerry Torstensson - bateria
* Fredrik Johansson - baixo

Fundadores

* Andreas Karlsson - teclados
* Andy Hindenäs - guitarra (1994-2000)
* Susanne Arvidsson - Vocais, teclados (1995-1997)
* Thomas Jäger - baixo (2002-2004)
* Magnus Bergström - guitarra (1995-2005)
* Jesper Stolpe - baixo (1994-2002, 2004-2006)

Discografia

* Shades of a Lost Moon (demo, 1996)
* The Closed Eyes of Paradise (demo, 1999)
* Dark Oceans We Cry (demo, 2002)
* Where Lovers Mourn (2003)
* Arcane Rain Fell (2005)
* The Burning Halo (Bônus, 2006)
* Turning Season Within (2008)

Nenhum comentário: