quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sobre pesquisas acadêmicas

Como havia comentado na postagem anterior que eu só estou esperando a data da defesa do mestrado, para morrer, brinco, para enfim poder dizer que conclui mais essa etapa dos meus estudos. Nessa postagem vou falar da minha pesquisa e os artigos que publiquei durante esse período.
A minha dissertação do mestrado tem como base teórica a semiótica de Peirce e o que eu analisei foi a graphic novel Watchmen de Alan Moore e Dave Gibbons. Eu analisei quatro símbolos presente na narrativa. Ano que vem, lá para fevereiro, eu defendo!
Bem, sobre os artigos, tem algumas coisas que foram legais escrever e outras foram bem chatas. É que tem alguns artigos que são feitos para disciplinas e às vezes isso se torna tão complicado que nasce uma raiva dentro de você e se dedicar a escrita é algo totalmente torturante.
Os que eu mais gostei foram esses aqui:

1 - O erotismo nos quadrinhos italianos: uma análise sobre a personagem Valentina, de Guido Crepax.
Esse artigo foi publicado em anais de um evento que participei em 2013.


2 - Quando a filologia une a língua e a literatura: O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.
Esse artigo foi publicado em e-book nesse ano de 2015.


3 – Fumetti com filosofia: uma leitura de Dylan Dog à luz de Nietzsche E Schopenhauer.
Bem, esse ainda não foi publicado, mas teve um parecer positivo da revista hahahaha. Estou na espera. Ah! Lembrando que enquanto os dois primeiros foram publicados em parceria com o meu orientador, esse último é com um outro professor meu.
Bem, mais para frente, quem sabe eu escreva mais sobre o que aprendi nesses anos sobre a pesquisa acadêmica.

Nenhum comentário: